terça-feira, 20 de maio de 2008

A vida nos coloca frente a frente com outras pessoas...


Dr. Elzio o 1º à esquerda e eu a 6ª da esquerda para a direita

Um dia, minha irmã mais velha, Socorro, chegou do trabalho à noite com uma notícia maravilhosa!!! Havia descoberto na Pça. da Sé, a Federação Espírita. Ela nos deu o endereço com a esperança de fazermos amigos, na capital baiana. Assim, foi feito! No dia seguinte, eu e minha irmã Raquel, fomos em busca da Federação Espírita. Chegando lá, encontramos na entrada do prédio um senhor com mais ou menos 55 anos, que nos recebeu com muito carinho, o famoso Dr. Elzio, como era conhecido por todos ali. Era um promotor da justiça, de uma cultura invejável, moral rígida e alma bondosa que nos acolheu como um pai. Começamos a freqüentar as reuniões espíritas, onde Dr. Elzio era o coordenador. De todas as minhas irmãs eu fui a mais assídua às reuniões, logo fiz amizades com todos e comecei a me sentir um pouco baiana apartir daquela época.
Eu era uma jovem de 22 anos, que estava chegando em uma cidade desconhecida e precisava trabalhar e continuar meus estudos. Dr. Elzio vendo minha dificuldade em pagar um cursinho para prestar o vestibular, me arranjou um emprego na Livraria da Federação Espírita, lá eu era uma espécie de administradora, cuidava de toda a administração dessa livraria, sob a coordenação dele.
Era o primeiro sinal de uma grande sintonia... Ao longo dos anos, desenvolvemos uma relação de mestre e discípulo. Aos poucos fui me sentindo protegida pelo círculo delicioso de amigos que tanta força davam a mim e meus irmãos.
Amigo! Como é gostoso quando podemos dizer essa palavra relacionada a uma pessoa que a gente realmente quer bem! E como são estranhas as formas de encontrá-los! Por essas e outras que acho engraçados e estranhos os caminhos escolhidos pela vida para nos colocar frente a frente com outras pessoas, às vezes das maneiras mais imprevisíveis... Dr. Elzio foi para mim um pai, um amigo, um protetor, um anjo. Toda vez que eu me afastava ou ameaçava desistir, ele me desafiava a ir um pouco mais além do que eu achava que podia. Com uma insistência serena e firme, ele me empurrava para a frente, me fazia continuar. Foram 8 anos que passei trabalhando ao seu lado, desde o dia em que apertei sua mão pela primeira vez.
Após ter me formado em Pedagogia, e ter conseguido meu primeiro emprego, exercendo minha profissão acadêmica, deixei a Federação Espírita, devido as inúmeras atividades que a nova profissão me exigia. No entanto, nunca esqueci os amigos que deixei lá, especialmente este homem excepcional: - Dr. Elzio!
Tudo que tenho hoje, material e espiritual, agradeço a este homem maravilhoso que me ajudou na minha formação acadêmica, na minha formação espiritual e moral.
Não seria quem sou hoje, se não fosse o carinho e a generosidade desse homem, sempre disponível, me amparando nas crises materiais e espirituais, me mostrando que os mistérios existem para serem desvendados, que o universo é nossa casa e que tudo se resolve com o perdão e com o amor.
O que posso mais dizer? Que carrego um pouco de Dr. Elzio comigo, assim como todos os que conviveram com ele, carregam também. Esse pouco de Dr. Elzio que há em mim é o que me leva a ousar e ajudar as pessoas que precisam de mim, buscando sempre a raiz dos meus conflitos internos e confiar no meu dom divino. Esta coragem que me leva a enfrentar os desafios contidos em cada dificuldade que encontro, vem da confiança interior que ele tinha e me transmitiu, de que tudo o que existe é energia, de que todos os seres estão interligados, de que todo o mal é resultado da ignorância e falta de consciência, de que tudo é Luz... Dr. Elzio, atuava no invisível com a mesma naturalidade com que apertava parafusos e trocava lâmpadas, no mundo material. Para ele, não havia porta que não pudesse abrir, resistência que não pudesse vencer, tendência que não pudesse corrigir. E, mesmo quando a coisa parecia insolúvel, ele não deixava de tentar.
Em 2007, ele disse adeus ao nosso mundo, e desde que eu recebi a notícia de seu desencarne, memórias de tudo o que vivemos juntos inundam minha mente e meu coração. Nenhuma delas é ruim. São todas boas, são todas belas, cheias de afetuoso respeito e silenciosa compreensão.

Entre lágrimas de tristeza pela saudade que ficou, e de alegria, pela certeza de que ele segue sua jornada vitorioso e feliz, agradeço a bênção de ter caminhado a seu lado, lamentando, sim, como todo ser humano lamenta, quando se vê separado de quem admira, não ter conversado mais para dizer mais claramente e com mais freqüência, o quanto ele é especial. Conforta saber, que onde quer que esteja, com a consciência ainda mais ampliada, ele pode ver e sentir que é muito amado por todos nós.

Obrigado por tudo meu grande amigo, Dr. Elzio!!!!

Nenhum comentário: