terça-feira, 22 de abril de 2008

Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais...

Itabira/Minas Gerais - minha infância

Mudamos para o estado de Minas Gerais. Como meu pai era funcionário público federal, podia ser transferido para onde o governo lhe oferecesse. Seguimos para Itabira, interior de Minas Gerais. Em Itabira eu passei parte da minha infância estudando, correndo atrás de borboletas e subindo em árvores, nas horas vagas. Adorava ouvir as histórias que minha mãe contava, junto ao fogão de lenha, e também as que minha irmã mais velha Socorro, contava para mim e minhas irmãs mais novas.

Foi um dos melhores tempo da minha infância. Terra da fartura do leite de gado, tirado na hora para beber. Todos os dias no café da manhã, tomávamos qualhada feita por minha mãe. Uma delícia!!!!!
Berço do poeta Carlos Drummond de Andrade e da Companhia de Mineração Vale do Rio Doce. Itabira é uma cidade com economia dinâmica e possui a maior mina de minério de ferro do mundo a céu aberto, com reservas que garantem, por pelo menos mais 75 anos, a extração no ritmo atual de 42 milhões de toneladas/ano.
Ao caminhar pelas ruas, se respira poesia nas inúmeras homenagens a Drummond, que nasceu e viveu sua infância na cidade. A cidade possui uma rica produção artística e cultural e vários espaços como o Centro Cultural, o Museu de Itabira, o Centro de Artesanato, a Casa do Brás, a tricentenária Igreja do Rosário dos Pretos e o Museu de Peças Sacras.


Nenhum comentário: